"Olá Diana, espero que estejas bem. já sabes que estarei sempre às ordens para ajudar em todas as dúvidas que surgirem e que eu saiba...!
Quanto a essa questão, fizeste o raciocínio correctíssimo, de facto, existem verbos com dois particípios passados: um regular e usa-se sempre com o verbo auxiliar "TER" (matado, elegido, entregado, ganhado, etc) e um irregular (morto, eleito, entregue, ganho, etc) que se usa sempre com o verbo auxiliar "SER".
DEVES APLICAR ESTA REGRA sempre, pois só em casos muito muito excepcionais ela não é aplicável (e são casos que se prendem com questões se sentido, casos em que ainda houve pouco consenso! - por exemplo imprimido e impresso - há estudiosos que dizem que "imprimido" usa-se quando se fala de força, ou seja, em frases do tipo "Deves imprimir mais força para abrires a porta" e "impresso" quando se fala de impressão "Estas folhas foram impressas na minha impressora", mas a verdade é que nós diariamente ouvimos, e não nos soa mal, "Estas folhas foram imprimidas na minha impressora").
O que acontece com muita frequência é que temos medo de nos enganar e então hesitamos, concluindo:
Ter matado - ser morto
ter entregado - ser entregue
ter juntado - ser junto
etc (existem na Língua Portuguesa cerca de 70 verbos que têm duplo particípio passado e que, consequentemente, se comportam desta forma)"
3 comentários:
Eláa a diana anda a estudar o português como nos belos tempos de escolinha... diga-se que nunca tinha pensado nisso do auxiliar ter e ser para distinguir as maneiras de dizer.
o engraçado é que muitas vezes as pessoas corrigem-nos quando dizemos "ter matado", "ter matado não! morto!" como aconteceu hoje contigo, que eu reparei, sem saberem que elas é que estão erradas!
Boa di , fizeste mt bem em por ca o mail :pp
a verdade e q ja sabia isso e continua a soar me mal "ter matado" e nem sequer ta incorrecto.. enfim.. merdas :p
Postar um comentário